Ano passado, graças a uma foto de ensaio do arquiteto fotógrafo Iwan Baan apresentada na New York Magazine, o mundo se tornou consciente de um dramático contexto em Caracas, Venezuela, o resultado da falta de residências disponíveis: a Torre David. A torre, construída como sede do grupo Confinanzas durante o boom econômico dos anos 90, foi deixada inacabada depois que a companhia foi à falência em 1994, colocando o edifício em um vazio obscuro legal onde sua propriedade passou a ser questionada.
Desde 2000, a torre sofreu saques e decadência, a tomada de controle pelo poder público culminou com a ocupação da torre por mais de 2.500 pessoas em 2007.
Por mais de um ano, Urban Think Tank estudou como a ocupação de uso misto da torre funcionava, com apartamentos improvisados, lojas e até mesmo uma academia no terraço. A comunidade opera sob regras rigorosas impostas pelos inquilinos informais, que foram acusados por muitos venezuelanos de serem nada mais do que criminosos.
Convidados pelo curador Justin McGuirk, Urban-Think Tank recriou ‘Gran Horizonte’, um restaurante da Torre David, no Arsenal da Bienal de Veneza. O restaurante serve a mesma comida tradicional que o original, enquanto que fotos de Iwan Baan revelam o dia- a – dia dos inquilinos, imergindo os visitantes dentro da torre.
Torre David Trailer from Urban-Think Tank on Vimeo.
A instalação explora como o assentamento informal funciona de uma maneira que os arquitetos da torre nunca teriam imaginado, e postula que as dinâmicas informais encontrados em países emergentes poderiam servir como uma fonte vital de inovação e experimentação para os problemas urbanos em nosso mundo hiper-urbanizado.
O projeto tem sido altamente controverso entre a comunidade de arquitetura da Venezuela, como demonstram as cartas e artigos em jornais locais reproduzidas na instalação e na Internet. A maioria dos autores dessas cartas afirma que o projeto apoia a ocupação ilegal e retrata uma imagem distorcida da realidade da Venezuela. Mas, por outro lado, o Pavilhão da Venezuela na Bienal mostrou apenas pinturas alegres e imagens de propaganda, evitando a sua finalidade: observar criticamente e agitar o debate. A controvérsia entre as duas visões só realça ainda mais a polaridade atual na sociedade venezuelana, principalmente na questão da urbanização.
Por esse projeto, Justin McGuirk, Urban-Think Tank e Iwan Baan foram premiados com o Golden Lion pelos jurados da Bienal.
Este restaurante temporário cria um vibrante, espaço social venezuelano no contexto silencioso, de arte de última geração do Corderie. É uma peça de Caracas-um pedaço de economia sul- mas também terreno comum. Atos de comida como um nivelador social: compartilhando algo próximo é a forma de maior convívio para troca de ideias. O projeto baseia-se na extensa pesquisa do Urban-Think Tank sobre a Torre Confinanzas, conhecida como a Torre de David, que também é apresentada aqui. Este arranha-céu de 45 andares inacabado, construído como uma sede bancária em Caracas, no anos de 1990, foi abandonado e agora é uma “favela vertical” e uma vibrante comunidade, contendo lojas e restaurantes improvisados. Aqui, a Torre de David é um símbolo do fracasso neoliberal e da auto-capacitação dos pobres. Com suas deficiências magníficas, representa uma oportunidade para reconsiderar a forma como criar e fomentar comunidades urbanas. O restaurante réplica ficcional apresentado aqui é um símbolo de auto-determinação e atua como um ponto de encontro para os visitantes, onde podem comer, beber, e no geral ter um gostinho da América do Sul. É construído a partir de materiais adequadamente humildes, com uma cozinha de trabalho e um autêntico cardápio venezuelano.
Como parte desta mise en scène, há uma série de fotografias tiradas por Iwan Baan na Torre de David. Como em todas as barracas de comida de rua e restaurantes baratos latino americanos, existem tvs nos cantos do local. Estas irão mostrar uma série de curta-metragens sobre a torre criada por Urban –Think Tank. Isso inclui imagens de um encontro com a comunidade onde os moradores discutem sua ocupação como pertencentes a uma tradição do espaço comum que antecede os conquistadores. O restaurante, intitulado Gran Horizonte, tem o nome de um restaurante real em Caracas. Este “grande horizonte” é também uma referência para o sul global, que está sempre olhando para um equador político, além do qual fica o norte econômico.
Agradecimentos especiais para: Moradores da Torre David, Jimeno Fonseca (ITA, ETH), Yona Friedman, Paul Friedli (Schindler Aufzüge AG), Antonio Garces, Marva Griffin, Andres Lepik, Sacha Menz (Dean at ETH D-ARCH), Vivian Pedroni, Arno Schlueter (ITA, ETH), Christian Schmid, Kilian Schuster (Schindler Aufzüge AG), Katrin Trautwein and Klaus Nadler.